Os 5 erros que estão mantendo você solteira



Por Simone Serpa


Transformar aquele primeiro encontro num relacionamento sério não é tarefa fácil. É hora de avaliar seu comportamento para descobrir se você anda cometendo algum deslize...

1-VOCÊ TEM MEDO DE FICAR SOZINHA

ANÁLISE: Muitas mulheres sofrem só de pensar que correm o risco de passar um tempo sem namorado. Para evitar essa condição, se envolvem com o primeiro cara que aparece. E o resultado pode ser desastroso. "Esse medo leva as pessoas a começarem relações que nem sempre são boas. Para se dar bem num relacionamento a dois, é preciso ter equilíbrio emocional e prestar atenção no outro. Muitas vezes já de imediato é possível ver que aquele rapaz não combina com você. Mas quem teme ficar sozinha não enxerga com clareza", explica a psicóloga e terapeuta sexual Margareth dos Reis (SP). Isso aconteceu com a bancária Lucimara Ferraz, 32 anos. "Por duas vezes me envolvi com homens comprometidos. Eles disseram que o casamento estava ruim e eu acreditei. Queria ter alguém, saber que era amada. No fim, quem acabou magoada e prejudicada fui eu. Se tivesse conseguido segurar a minha angústia e agüentado ficar solteira não teria entrado nessas situações problemáticas", acredita.

SOLUÇÃO: Tentar descobrir por que tem esse medo. Ficar sem amor é chato, mas também arranjar um para servir de muleta não leva a nada. Tire o foco do fato de estar sozinha e concentre-se em se conhecer para poder escolher alguém que seja bom para você, que a ame, que a trate bem, que a valorize...


2-VOCÊ AGE COMO OS OUTROS GOSTAM

ANÁLISE: Estão nesse time aquelas que resolvem se comportar de acordo com as expectativas alheias. Se você se identifica com esse grupo, o que pretende fazer com seus gostos, suas vontades, seus desejos? Será que acha que pode escondê-los para sempre e ainda ser feliz? "Ninguém agüenta isso por muito tempo. É o caso da mulher que finge que não faz questão de se casar nem pensa em filhos só para não espantar o rapaz. Mas não é preciso deixar de falar dos seus desejos, apenas deve-se saber o momento certo. Não pelo que ele vai pensar, mas porque você ainda nem teve tempo de conhecê-lo para saber se gostaria que ele fizesse parte dos seus sonhos", diz a especialista.

SOLUÇÃO: "Agir com naturalidade e bom senso, tentar perceber o tempo ideal de cada coisa, procurar desvendar o outro e deixar que ele descubra quem é você aos poucos", aconselha Margareth. Quando os dois se conhecem bem, ficam mais seguros e revelam suas qualidades sem traumas.


3-VOCÊ É MANDONA OU SE ACHA A SABE-TUDO

ANÁLISE: É difícil conviver com alguém que pensa que é a dona da verdade ou quer dizer ao outro o tempo todo o que tem de fazer. Portanto, controle-se! "Comportamentos como esses são como fachadas para esconder carências, medos ou inseguranças", alerta a terapeuta. "Isso também vale para quem arrumou um namorado e vive pegando no pé do coitado, achando que sempre tem razão. Ninguém gosta disso", diz ela.

SOLUÇÃO: "Não há a menor necessidade de ficar batendo de frente direto. É como se fizéssemos uma associação com a anatomia feminina, que é cheia de curvas. Ou seja, a mulher precisa contornar a situação, andar bem devagar e em círculos até conseguir tudo o que deseja", ensina Margareth.

4-VOCÊ ACREDITA QUE NINGUÉM TE AMA, NINGUÉM TE QUER

ANÁLISE: Esta é a postura daquelas que tem a auto-estima muito baixa. Se achar que nunca um homem vai se apaixonar por você e ainda continuar pensando assim, fica difícil mesmo, mas não pelo motivo que imagina. É praticamente impossível porque você se boicota, tem uma postura pessimista, derrotista, não chega aos lugares confiante. Quem vai se sentir atraído por uma pessoa assim? "Desde adolescente não me acho bonita. Entrava nas festas e logo me enfiava num canto e usava isso como uma desculpa para que ninguém se aproximasse. Sei que não sou um exemplo de beleza, mas hoje, com 26 anos, enxergo também que estou dentro dos padrões estéticos normais, como tantas garotas que engrenam um namoro no outro. Um dia, uma amiga fez um curso de moda e deixei que aplicasse todos os conhecimentos que aprendeu em mim. Ela mexeu no meu guarda-roupa, jogamos fora as peças que não me favoreciam, cortei meu cabelo de um jeito mais moderno, ela me sugeriu uma maquiagem corretiva... O que aconteceu depois foi surpreendente. Passei a me sentir mais interessante, e logo comecei a atrair a atenção de homens que antes nem sequer me viam", declara a secretária Rosemeire Andrade.

SOLUÇÃO: "Alguém sem auto-estima dificilmente se coloca nas situações com a confiança necessária", explica Margareth. E isso afugenta possíveis interessados. O que fazer a respeito? Tente encontrar a origem do seu problema. Às vezes, uma pequena mudança faz toda a diferença. "Procure se conhecer, descobrir suas qualidades, porque certamente você tem várias", recomenda a psicóloga.

5-VOCÊ SÓ SABE COBRAR

ANÁLISE: Não há nada pior para um homem do que uma mulher que vive cobrando tudo o tempo todo: aquela ligação no meio da tarde, aquele presente, aquele beijo que ficou esquecido ou mesmo o sexo sempre perfeito. "Eu tinha necessidade de falar com o meu namorado pelo menos quatro vezes durante o dia: duas de manhã e duas à tarde. Sem contar com o telefonema da noite, antes de dormir. Depois que eu ligava, pedia pra que retornasse na vez seguinte. É claro que ele sempre esquecia e por causa disso a gente brigava direto. Demorei a entender que o homem tem o tempo racionalmente dividido entre trabalho, namoro, sexo... Quando descobri que não adiantava ficar no pé, porque ele não iria mudar, nosso relacionamento melhorou muito e deixou de ser aquela eterna corda bamba", diz a bancária Claudia Regina, 26 anos.


SOLUÇÃO: Faça exatamente o que você tiver vontade, mas não fique esperando que ele repita as suas atitudes. Se deixá-lo agir livremente, sem nenhuma cobrança, poderá se surpreender (e muito!) com as atitudes carinhosas e dedicadas do moço. "Depois que parei de cobrar os telefonemas, passei a receber e-mails recheados de declarações de amor quando eu menos esperava", comemora Claudia.

Comentários